quarta-feira, 15 de abril de 2009

"E o Alentejo falou mais Alto"



- A Todos os que me ajudaram a concretizar este sonho



Muito Obrigado

José Geadas


21 comentários:

Anónimo disse...

Clarou que falou, tu tens uma excelente voz.

Anónimo disse...

José tu és pequeno de tamanho mas és uma pessoa enorme.

Anónimo disse...

José vais ser um dos melhores fadistas do mundo disso eu tenho a certeza.

Anónimo disse...

Força José Geadas! És o maior. O Alentejo e o país está mt bm representado c a tua voz. Mts bjs e mt força pra ti. Marta Vicente

Anónimo disse...

O BLOG DE DESPORTO REGIONAL http://montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/ DÁ OS PARABENS AO JOSÉ E DESEJA BOA SORTE.

Psikus disse...

Há uma coisa que tu fizeste quando agradeceste aos teus conterrâneos, mesmo antes da votação que te pôs na final - quando tu não acreditavas que lá chegarias!... -, que os rapazinhos da tua idade, que vivem em Lisboa, e nas outras grandes cidades, não percebem, porque não sentem da maneira como tu sentes. E como sentem todos em Rio de Moinhos e em Borba (e nos outros Rios de Moinhos e Borbas por esse País fora): a força gregária do "concelho". Nenhum rapazinho da minha escola, nenhum dos meus alunos, se reconhece como pertencendo ao concelho de Lisboa, nem se apresenta assim a ninguém.
Como terão gostado de te ouvir as pessoas da tua terra!...
Como diz a poetisa portuguesa que foi tua vizinha, ali de Vila Viçosa, a Florbela Espanca (que fala muito de tristeza e pouco de alegria. Ela teria tido mais alegrias se te tivesse conhecido e te tivesse ouvido cantar, ou visto a brincar com os teus amigos), "O ver o teu olhar faz bem à gente..."Força, Zé! Canta, brinca... e não te esqueças dos trabalhos da escola!...

Norberto Calado disse...

Amigo Psikus, isso é mesmo a realidade, acredito que todas as pessoas sentiram o mesmo que eu no momento em que ele agradeceu às pessoas de Rio de Moinhos.

Psikus disse...

Hoje escrevi já assim noutro blogue:Há coisas muito engraçadas na participação deste miúdo!...
Parece trazer nele a experiência que lhe vem do chão, que sente a certeza do seu valor, mas tem sobre ele o obstáculo de que a sua condição natal o põe logo derrotado perante outros (não interessa se mais, igual ou menos capazes) certamente mais poderosos... São gerações e gerações de vidas duras e muito exploradas...
A espontaneidade do sotaque e da resposta rápida e oportuna a assumir e a defender o seu - o nosso!... - Benfica, a denunciar a integridade pessoal e o pensamento vivo...
O brilho dos olhos, olhando olhos nos olhos; e a expressão tristemente feita de empatia e carinho, com que agradeceu, não aos de Rio de Moinhos, concelho de Borba, mas sim aos de Rio de Moinhos e aos do concelho de Borba... Era o olhar, a firmeza e o afecto de quem sabia o que estava a dizer...
A explosão e a expressividade do salto e do abraço ao colega de concurso, assim que ouviu o Luís Goucha dizer o seu nome... muito claros da alegria sincera e saudável do feito que tinha conseguido alcançar...
Não quero ser tomado pelo virus da "concursite", a ver quem fica em primeiro, mas o rapaz parece-me um daqueles atletas que os comentadores desportivos gostam de dizer que "correm de trás para a frente". E assim, quem sabe?, se pelos seus próprios méritos ele não chegará onde ele próprio já considerou impossível chegar.
Hoje, na escola, quis brindar os meus alunos com um poema que celebrasse o 25 de Abril...
Entretanto, enquanto procurava esse poema, encontrei este outro, que achei à medida do Zé Geadas, que me faz lembrar o homem-criança que sonha na "Pedra Filosofal". Gosto mesmo muito de ouvir cantar.
O poema. É do Fernando Pessoa (Ricardo Reis), escrito para ele: OdePara ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
Zé, força!...
Viva o Benfica!... (Desculpem os outros o facciosismo...)
Viva o 25 de Abril! 25 de Abril, sempre!

Caro Norberto Calado, um grande abraço!... Cuidem bem desse "piqueno"!

Psikus disse...

Bem, eu sei que o Zé Geadas não é o único a vir a este blogue. Se assim fosse, não sei se escreveria aqui mais qualquer coisa. O que eu já disse por aqui já dá para que ele comece a pensar que este "cota" já está a tornar-se numa "seca".
Por isso, é mais para os mais crescidos que directa ou indirectamente participam na educação dos Zés Geadas de Rio de Moinhos, de Borba e "além-arredores", que aqui deixo, com espírito de "25 de Abril, sempre!", o seguinte poema de Miguel Torga, que diz de maneira muito mais simples, directa e bela o que nós, os psicólogos, tantas vezes complicamos:

Pedagogia

Brinca enquanto souberes!
Tudo o que é bom e belo
Se desaprende...
A vida compra e vende
A perdição.
Alheado e feliz,
Brinca no mundo da imaginação,
Que nenhum outro mundo contradiz!

Brinca instintivamente
Como um bicho!
Fura os olhos do tempo,
E à volta do seu pasmo alvar
De cabra-cega tonta,
A saltar e a correr,
Desafronta
O adulto que hás-de ser!
Miguel Torga

Norberto Calado disse...

Psikus um grande abraço para si também, e continue a comentar neste e noutros blogues porque com os "cotas" como você o diz é que se vai aprendendo qualquer coisa

Psikus disse...

Ó Zé, lá se safou o nosso Benfica outra vez: com sossego primeiro, com muita aflição depois!
Tens que ir um dia ao estádio da Luz cantar-lhes o hino do Glorioso, a ver se eles se galvanizam e nos põem roucos de gritar com os golos.
Quando lá fores, diz-me. A bifana ou a sande de couratos à entrada é por minha conta! Cerveja, não! Bebes um sumo ou um refrigerante.
Se não tiveres quem te traga a Lisboa, não há problema, que eu vou buscar-te a Rio de Moinhos e deixo-te depois em casa outra vez. Palavra de Fernando Pinto!

E por aí, como anda essa malta a jogar à bola?...

Anónimo disse...

Velhas glórias alentejanas em :
"Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano"

Psikus disse...

Olá, Zé!
Nem imaginas o bem que foi para mim ler o comentário que escreveste no meu blogue! Ando completamente afogado em trabalho! Sou coordenador de um projecto internacional de escolas da União Europeia, e hoje demos lá na escola um lanche fabuloso a todos os professores e alunos do estrangeiro que estão a visitar-nos. Sabes o que é que eles gostaram mais?... Foi do "pão de rala" que foi feito e oferecido pelo "stôr" Barroso, meu grande amigo, que é do Redondo e dá aulas na Escola Secundária de Estremoz. Na próxima quinta-feira vou levá-los aos fados e já lhes mostrei o vídeo do Youtube em que cantas com o Nuno da Câmara Pereira, para eles verem como bem se começa de pequenino. Se eu já tivesse a tal gaiola do teu tamanho e já te tivesse apanhado, era a ti que eles ouviriam ao vivo! Para a semana que vem, já com a minha vida mais calma, te escrevo outra vez.
Olha, nunca votei no concurso da TVI, nem neste, nem em mais nenhum, fosse de que canal fosse. Mas no dia 31 vou votar! Adivinha em quem!... Permite-me um conselho: não cantes centrado na ideia de ganhar; canta para sentires o prazer e a alegria que por vezes a expressão do teu rosto deixa à vista de todos nós. Não tenhas dúvidas que a poetisa Florbela Espanca tem razão!
Um dia a gente vê-se, confio que sim. Cuida de ti! Até breve!

Chaparro disse...

Divulgue o seu Clube de Futebol e registe-o já no Portal Distrital: (http://www.futeboldistrital.com)

O Portal de Futebol Distrital, este sítio Web tem como objectivo a divulgação do futebol distrital, através de notícias, calendários, resultados, galeria de fotos, jogadores, clubes, jogos em directo, estatísticas, etc.

Disponibiliza-se a possibilidade de cada Clube de Futebol Distrital a criar o seu próprio sítio Web, aonde pode colocar noticia, fotografias, eventos, resultados, plantel, historial, órgãos sociais, provas particulares, estatísticas, etc.

Psikus disse...

Caro Zé Geadas, amanhã vou à feira das ervas aromáticas da Orada, na parte da tarde. Vou olhar à volta a ver se te vejo. Vou de esferográfica e papel na mão para me dares um autógrafo. Se te encontrar, pago-te um copo! Prometi aos meus amigos professores que estiveram comigo esta semana toda que um dia ainda lhes mandaria uma fotografia tirada contigo. Tens que me ajudar a cumprir a promessa!

Psikus disse...

Amigo Norberto,
Sim, para grande alegria minha, eu e o Zé já nos encontrámos, mas ainda não tomámos o copo! Havemos de tomá-lo os três, pois então!
Cheguei a Rio de Moinhos muito bem apadrinhado por um filho da terra, o Zeca Barroso, acompanhado da sua senhora, a Julieta.
O Zeca, já dentro da povoação, cruzou-se com um seu aluno, que por ali andava de bicicleta, o Miguel (se não estou enganado no nome), que prontamente nos pôs à porta da casa do Zé Geadas. Fomos muito amavelmente recebidos pelos seus pais. Pouco depois apareceu ele, um olho meio aberto, o outro meio fechado. Tranquilizei-o logo, disse-lhe que não levava a gaiola comigo! Tirámos fotografias e comprometemo-nos a ir um dia gritar pelo Benfica.
À noite, cada um já em sua casa, e sem cada um saber o que o outro tinha feito, reafirmámos a vontade de nos voltarmos a encontrar.
Foi, na verdade, muito engraçado!

Psikus disse...

Amigo Norberto,
Acabei de escrever assim no meu blogue, acompanhado de uma fotografia:
No domingo passado fui à Orada. O Zeca Barroso tinha-me desafiado, e à nossa amiga Maria João, para outra vez irmos à feira das ervas aromáticas.
Eu tenho a mania de que sou um menino grande.
Peguei na moderna caneta e deixei um bilhetinho na caixa de correio do amigo Norberto, mais ou menos assim: "Diga ao Zé que vou tentar passar por casa dele amanhã, domingo."
No caminho do Redondo para a Orada falei com o Zeca sobre a minha intenção. "Isso arranja-se...", disse-me ele. E assim foi. À tardinha, chegámos a São Tiago de Rio de Moinhos.
O batedor Miguel prontamente nos conduziu, rua acima, com rijas pedaladas à frente do mercedes do Zeca, à casa da família Geadas.
A mãe do Zé reconheceu-me imediatamente e convidou-nos a entrar. Boamente, a senhora foi buscar o filho, e o senhor Geadas ficou ali, na entrada da casa, a acolher-nos.
O Zé, qual pardalito titubiante, destacou-se finalmente da penumbra da porta, que os pais insistiam que passássemos adiante, para dentro da casa.
O corpo e a consciência do Zé pediam o descanso que os olhos, a muito custo, contrariavam.
Ainda assim, o Zé arranjou concentração para o autógrafo; arranjou sorriso para a fotografia; e arranjou palavra para o compromisso de um dia irmos vibrar com o Benfica, na Luz.
Ao final do dia, quando cheguei a casa, fui escrever ao Zé num bilhete apressado: "Desculpa a maldade que te fiz hoje." Assim que o carteiro electrónico confirmou que o bilhete tinha sido bem enviado, fui abrir o correio do dia. Logo à frente, sendo a mais recente mensagem que me tinha chegado, encontrei, escrito pelo Zé: "Será sempre benvindo à minha casa." Sorri e apaziguei.
Zé Geadas, eu não sou poeta, tal como o Manuel Correia, que contigo cantou; e a tua beleza interior merece que me justifique com as palavras, igualmente belas, de quem as sabe juntar. Aqui ficam. São do poeta Sebastião da Gama:
O MENINO GRANDE

Também eu, também eu,
joguei às escondidas, fiz baloiços,
tive bolas, berlindes, papagaios,
automóveis de corda, cavalinhos...

Depois cresci,
tornei-me do tamanho que hoje tenho.
Os brinquedos perdi-os, os meus bibes
deixaram de servir-me.
Mas nem tudo se foi:
ficou-me,
dos tempos de menino,
esta alegria ingénua
perante as coisas novas
e esta vontade de brincar.
Vida!
não me venhas roubar o meu tesoiro:
não te importes que eu ria,
que eu salte como dantes.
E se riscar os muros
ou quebrar algum vidro
ralha, ralha comigo, mas de manso...

(Eu tinha um bibe azul...
Tinha berlindes,
tinha bolas, cavalos, papagaios...

A minha Mãe ralhava assim como quem beija...
E quantas vezes eu, só pra ouvi-la
ralhar, parti os vidros da janela
e desenhei bonecos na parede...)

Vida!, ralha também,
ralha, se eu te fizer maldades, mas de manso,
como se fosse ainda a minha Mãe...

Anónimo disse...

Permanências no clube? Entradas no clube?

Norberto Calado disse...

Quando houver novidades alguma coisa será publicada.
Mas se alguém, estiver interessado?
Procura-se direcção.

Cumprimentos

Psikus disse...

Amigo Norberto,
Publiquei mais um apontamento no meu blogue, em que meto o José Geadas ao barulho. Se lá quiser dar uma olhadela... E espero que goste!
E o pessoal por aí, está a mexer-se para apoiar o Zé na final?

Norberto Calado disse...

Amigo Psikus,

já estive a ler o apontamento no seu blogue, e pareceu-me uma boa história e um rico gosto o do seu tio.
Quanto ao apoio ao Zé o pessoal está em prontidão para o apoiar quando ele precisar, pelo menos eu falo por mim, pois já se vê poucos rapazes (e por vezes homens)como o nosso amigo José Geadas.